As 25 Graphic Novels da DC essenciais para 2021

Listas

Por cliparelli Em 03/03/2021

[Compartilhe]

A DC Comics anualmente prepara um catálogo com as principais histórias para o ano. Hoje vamos aproveitar para esmiuçar os detalhes da lista principal com o essencial para 2021 – 25 Graphic Novels da DC.

Se quiser aproveitar, este catálogo é FREE! Lá no Comixology (site gringo de quadrinhos que já falamos por aqui) é possível obter uma cópia.

O Catálogo é divido entre várias lista – primeiro ele traz as 25 Graphic Novels mais importantes para este ano e traz uma coleção de títulos para seus principais personagens e times. E por fim traz algumas listas extras com temáticas específicas.

Neste post iremos olhar com carinho para a lista principal, buscando trazer os desdobramentos e impactos destas histórias e especulando um pouco sobre como elas impactaram as publicações neste ano!

Graphic Novels – Top 10

Watchman

Começando em grande estilo temos Watchman, escrito por Alan Moore e desenhado por Dave Gibbons é tido como uma dos melhores quadrinhos da história da nona arte, lançado originalmente em 1986, nos Estados Unidos.

Com uma adaptação para o cinema em 2009 e uma série produzida pela HBO em 2019, Watchman mostra como os heróis americanos podem mudar o curso da história do mundo.

Anteriormente Watchman se passava em uma cronologia e mundo a parte do padrão da DC, mas Geoff Johns trouxe os personagens para dentro em Relógio do Juízo Final (que também aparece nesta lista) e estes personagens tem um impacto muito importante em alguns grandes eventos – como Flash Forward e Dark Nights: Death Metal, sendo que este último evento traz grandes consequências para toda a cronologia da DC.

Sandman

Sandman também é considerado por muitos um dos maiores clássicos dos quadrinhos, sendo o primeiro título da Vertigo, selo adulto da DC, que aparece nesta lista.

Escrito por Neil Gaiman, com ilustrações de Sam Kieth, Mike Dringenberg e Malcom Jones III e capas pelo mestre Dave McKean, a trama conta a História de Morfeus, o senhor do Sonho – uma história épica que leva o leitor a um lugar de sonhos e pesadelos.

A Netflix está preparando uma série baseada nos quadrinhos e pelo elenco podemos especular que a série irá se passar durante o início da história contada por Gaiman. O que me faz pensar ainda mais nisso é a referência ao Volume 1 – Prelúdios & Noturnos – na lista da DC.

A Coleção especial de 30 Anos está sendo publicada no Brasil pela Panini, trazendo uma forma econômica para ter acesso a esta grande obra.

Batman – O Cavaleiro das Trevas

Contemporânea a duas obras anteriores, Frank Miller revolucionou o Batman com esta grande história!

Dez anos após se aposentar da máscara do morcego, Bruce percebe que será necessário voltar a ativa para manter Gotham segura.

Uma história clássica do nosso Cruzado Encapuzado que já foi resenhada e debatida pela nossa equipe em alguns posts e lives em nosso Instagram. Vale a pena conferir este material, pois está bem completo e abrangente, falando não só sobre a história, mas também sobre os bastidores desta criação.

Lembrando também que esta é uma das histórias que influenciaram fortemente o filme Batman VS Superman – A Origem da Justiça, dirigido por Zack Snyder e que terá “sua continuação” em Março através do Snyder Cut da Liga da Justiça.

V de Vingança

Novamente Alan Moore aparece nesta lista (e ainda aparecerá novamente). Junto ao mestre da narrativa, David Lloyd ilustra esta grande obra.

Ambientado em uma Inglaterra pós-guerra que adota um regime totalitário, surge um vigilante intitulado apenas com V para se opor ao status quo. V utiliza a máscara de Guy Fawkes (ou do Anonymous para os desenformados) para elaborar seus planos e colocar seus ideias anarquistas em prática.

Uma com uma grande importância para história da nova arte, com um o roteiro combinando fatos reais com a poderosa narrativa de Morre.

Grandes Astros Superman

Escrito pelo mestre Grant Morrison com a marvilhosa arte de Frank Quitely, esta maravilhosa história mostra um poderoso e experiente Superman enfrentando várias ameaças por trás de um poderoso plano de Lex Luthor.

Uma obra sem precedentes – é um dos meus títulos preferidos do Azulão.

Reino do Amanhã

Em um futuro próximo, uma nova geração de heróis surge. Poderosos, mas sem um fio condutor eles se tornam os próprios vilões da história, colocando o planeta Terra em risco.

Conduzido por Mark Waid e ilustrado por Alex Ross, o Reino do Amanhã é um clássico que deve estar na estante de todos os fãs de quadrinhos!

Durante o Crossover das séries da CW, o ator Brandon Routh repete seu papel de Superman – mas dessa vez como o grande herói da Terra 96.

Batman – Corte das Corujas

Senhor Milagre de Tom King

Esta é uma das obras mais interessantes do autor. Traz o maior escapista da DC e também um poderoso Novo Deus tentando fazer sua escapada final – fugir da morte.

Um quadrinho que fala sobre a vida, sobre depressão, sobre os heróis com uma delicadeza e qualidade incrível.

Será que o Senhor Milagre fará uma ponta no SnyderCut?

Jovens Titãs: Ravena de Kami Garcia

 

Batmam – Piada Mortal

Um dia ruim é o necessário para tirar um herói do prumo? Essa é a grande pergunta por traz do roteiro de Alan Moore e da arte de Brian Bolland.

O principal vilão do Cruzado Encapuzado, o Coringa, prepara uma série de problemas e ataques para desestabilizar não só o herói quanto James Gordon. Um outro clássico obrigatório para colecionadores.

Outras Graphic Novels Essenciais

Depois desta lista incrível com as principais publicações selecionadas pela editora, ainda contamos com:

  • Relógio do Juízo Final – A história que introduziu o universo Watchman ao universo padrão da DC. Com grandes retcons para editora é uma saga muito interessante e leitura obrigatória para o entendimento de grandes eventos que ocorreram em 2020.
  • DCeased – Não é o Zumbis Marvel e nem Walking Dead. A Editora trouxe com sucesso uma grande história de mortos-vivos com um fit perfeito para este multiverso. Foi um grande destaque, desde seu lançamento e já tem duas continuações quase finalizadas nos estados unidos.
  • Batman – O Longo Dia das Bruxas
  • Flash: Renascimento Encadernado 01 – Este encadernado coleciona as histórias de Flash Rebirth e Flash #01-06.
  • Mulher-Maravilha: Renascimento Encadernado 01 – Traz uma ordem meio maluca, mas este encadernado tem as história de Mulher-Maravilha Rebirth, Mulher-Maravilha #01, #03, #05, #07 e #09.
  • Batman – Cavaleiro Branco – E se o Coringa se torna-se um cidadão comum e começa-se a combater o crime? Com este plot em mente Sean Murphy cria uma excelente história neste título.
  • Cesto de Cabeças – apostando em histórias de terror, a DC inaugura um novo selo chamado Hill House Comics.
  • Crise nas Infinitas Terras – Este ano a primeira crise do Multiverso dos Quadrinhos completa 35 Anos!
  • Noite de Trevas: Metal
  • Batman – Três Coringas
  • Y – O Último Homem – Livro 01 – fico muito feliz que minha HQ favorita aparece nesta lista. Será que essa ano sai a série de Y – O Último Homem?
  • Harleen
  • O Batman que Ri
  • Injustiça – Ano 01
  • Saga do Monstro do Pântano de Alan Moore – Livro 01 – Outro clássico de Alan Moore. Será que teremos mais da série do Monstro do Pântano? Será que ele irá aparecer em alguma outra produção maior?

Menções especiais

Além das 25 principais GNs, a DC separou publicações de seus principais heróis, vilões e equipes, mas também aproveitou para trazer algumas categorias interessantes.

Own Voices & Pride

Duas seleções de quadrinhos falando a respeito de inclusão e diversidade. Com títulos como Far Sector, Nubia: Real One, The Oracle Code, Batwoman: Elegy (inspirado na série da CW) e You Brought me the Ocean – este última, uma história contando a origem de Aqualad.

Page to Screen

Seleção de obras que inspiram ou inspiraram as produções televisivas e cinematográficas. Temos Batman: Morte em Família, Ghotam Central, Patrulha do Destino e Y – será que sai?

Middle Grade & Young Adult

A DC tem chamados grandes autores de fora do mundo para escrever Graphic Novels e one shots para seus heróis e heroínas.

Horror & Hill House Comics

E para finalizar eles trouxeram quadrinhos com histórias de terror e publicações exclusivos do selo Hill House Comics.

Eventos de Crise

Antes de trazer minhas considerações finais… é interessante que houve uma seleção exclusiva para eventos de crise – fizemos um post explicando sobre elas! E lá temos uma seleção incomum de publicações – as clássicas estão por lá, mas outros eventos que nunca pensamos ou classificamos deste jeito também aparecem:

  • Crise nas Infinitas Terras
  • Crise Infinita
  • Crise Final
  • Crise de Identidade
  • Heróis em Crise
  • DC Universe: Rebirth
  • Multiversidade
  • Relógio do Juízo Final
  • Flashpoint
  • Forever Evil – não sei como foi traduzido aqui :\
  • DCeased
  • Noite mais Densa

Considerações Finais

As 25 Graphic Novels da DC apresentadas aqui são ótimas para quem quer aprender mais sobre este vasto e rico universo, mas também nos mostra para onde as produções da editora estão caminhando. Alguns títulos para mim não são tão essenciais assim, mas podem fazer sentido em um segundo momento – podem ser referências para produções ainda não anunciadas.

Você gostou desta lista? Você concorda com todos os títulos aqui? Faltou algum? Deixa seu comentário para continuar essa discussão!

— x —
— x —

Leave a Reply