Cavaleiro das Trevas Continua

DC Comics

Por cliparelli Em 09/10/2020

[Compartilhe]

Chegamos ao momento final desta caminhada. Este post começa com polêmicas e termina com polêmicas… Nossa terceira e última parte do especial sobre o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller traz Cavaleiro das Trevas 2 e 3 e também Criança Dourada.

Cavaleiro das Trevas 2

Esta é uma história realmente polêmica… É tida por alguns como estranha, porém inovadora e uma crítica contundente ao mercado de quadrinhos, para outros é o pior quadrinho já feito. Com a mesma equipe criativa do primeiro Cavaleiro das Trevas, Miller expande o universo do Batman contando uma história que se passa três anos após Bruce voltar e vestir o manto do Batman. Foi publicado originalmente pela DC entre Dez/2001 e Jul/2002.

As cores aqui não são feitas digitalmente – o que deu um ar bem específico para a arte. As dimensões dos personagens desenhados por Miller são bem característicos e chegam a ser um pouco caricatos (eu, pessoalmente gosto, mas não agrada a todos).

O grande X da questão é que para entender Cavaleiro das Trevas 3, obrigatoriamente você precisa passar pelo 2 – e não só isso, os acontecimentos que se passam aqui, afetam todas as próximas edições.

Basicamente temos Carrie Kelly sendo a Moça-Gato, pois já não é mais uma criança, então ela teve sua evolução como heroína. Átomo, Flash e Homem Borracha são salvos pela equipe do Batman, para se opor ao status quo – os Estados Unidos está sendo presidido por uma imagem holográfica controlada por Luthor e Brainiac.

A Mulher-Maravilha apresenta Lara, filha de Kal-el com Diana, que ficou escondida durante 17 anos na Ilha das Amazonas. Somos apresentados ao Shazam mais velho, que ficou muito divertido, por sinal.

Em meio a uma história confusa e com vários momentos confusos e senseless, temos os Kandorianos sendo salvos por Lara e Palmer e Dick Grayson doidão, vestido de coringa.

Acredito que os pontos acima já facilitem o entendimento para explicar a trama de Cavaleiro das Trevas 3. E esta é uma leitura quase que obrigatória, pois as edições comercializadas pela Panini trazem o primeiro e o segundo DKR.

 

Cavaleiro das Trevas 3 – Raça Superior

Lançado originalmente pela DC nos Estados Unidos entre Nov/2015 e Jun/2017 em 9 edições sua chegada ao Brasil pela Panini foi em Abril/2016 trazendo o mesmo formato de 9 edições. Neste momento da caminhada a equipe criativa mudou um pouco – temos Frank Miller co-escrevendo a história com o Brian Azzarello e a arte sendo feita por Andy Kubert e Klaus Janson.

Umas das coisas interessantes deste HQ, são as mini histórias que acompanhavam cada uma das edições – histórias escritas e desenhadas pelo próprio Miller. Estes “gibizinhos” trazem histórias paralelas, contando sobre algum dos personagens que estão atuando na linha principal. Eu achei isso BEM legal.

Os eventos desta história se passam três anos após CDT2 e temos os Kandoreanos como foco e novamente estão aprisionados em uma jarra para poder sobreviver. Lara está visitando seu pai congelado, na fortaleza da Solidão, quando começa a escutar os gritos de socorro de seus compatriotas.

Ray Palmer, com ajuda da ciência de Kandor, consegue reverter seu raio encolhedor para reverter os efeitos causados por Brainiac – porém, nem tudo são flores. No processo, parte dos habitantes da cidade engarrafada foram mortos por radicais religiosos e apenas estes sobrevivem. Sob a liderança de Quaar, a terra é a ameaçada por um exército de supermen.

Lara se alia ao vilão, pois ela vê os terráqueos como seres que não merecem a sua presença e nem a benevolência de seu pai.

Bruce desperta Clark de seu “sono de beleza” para auxiliar os humanos nesta guerra aparentemente perdida. Temos uma seção de pancadaria e massaveísmo neste gibi!

Com tempo, dinheiro e preparo, Batman prepara uma chuva de kriptonita para poder rivalizar com o exército de Quaar – ele também prepara uma armadura de proteção para Superman auxiliar na batalha. Mesmo com todo este “poder de fogo”, os heróis ainda não salvaram o dia e Bruce morre.

Superman o leva para um posso de Lázaro, onde revive e rapidamente retoma o controle – talvez nesta realidade estes poços não deixem o pessoal maluco após sua utilização, quem sabe.

Depois disso Quaar, tenta invadir a ilha das amazonas, mas a Trindade está lá para protegê-la.

Vou deixar o fim desta história em aberto, por que é muito interessante como as coisas se resolvem – um pouco de Deus Ex-Machina, um pouco do preparo do Batman e muito massaveio!

 

Criança Dourada

Cavaleiro das Trevas – A Criança Dourada é o último título que saiu sob o grande guarda-chuva “Cavaleiro das Trevas”. Escrito por Miller e desenhado pelo brasileiro Rafael Grampá esta HQ foi publicada originalmente pela DC em Dez/2019 e foi disponibilizada pela Panini agora em Out/2020.

A arte de Grampá é sensacional e o ponto alto deste gibi – e terminando com as polêmicas deste post, um dos posteres desenhados pelo artista, foi considerado como subversivo na China e foi proibido por lá.

Nesta história Carrie Kelly assumi o manto de Batman/Batwoman e a política é sempre um personagem presente – com direito a “ele não”, Donald Trump e tweets do @jmbozo.

Por trás do caos nas ruas e da tentativa de reeleição de um “Trump genérico” como governador estão Coringa (?) e Darkseid (???????????????). Os filhos de Super com Mulher Maravilha são um dos focos desta HQ.

A história se desenrola com uma grande batalha entre Darkseid e os filhos de Super e em paralelo temos Carrie Kelly caçando o Coringa e sua gangue.

É um ótimo gibi, mostrando a evolução e auge de uma personagem incrível – Carrie Kelly. Mostra também o poder dos filhos da união de um kriptoniano e uma amazona – é um poder capaz de derrubar deuses.

 

E por hoje só, rsrs! Obrigado por nos acompanhar nesta pequena viagem pelo mundo incrivel do Batman criado por Miller.


Este é o terceiro e último post sobre Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Para não ficar uma leitura GIGANTE, dividi este post em três partes:

— x —
— x —

Leave a Reply