DARKSEID É – Guia de Leitura #02

Guia de Leitura

Por cliparelli Em 06/01/2021

[Compartilhe]

Intro

Durante o recesso de ano novo, aproveitei para ler bastante e li todos os quadrinhos da Liga da Justiça Odisseia. O quadrinho é bem interessante e uma das figuras principais é Darkseid. Com isso decidi fazer um Guia de Leitura sobre este personagem – Darkseid é um dos grandes antagonistas da DC!

Quem é Darkseid

Darkseid teve sua primeira aparição em Jimmy Olsen #134 em 1970, mas só foi aparecer de vez em Povo da Eternidade #1. O Tirano de Apokolips foi criado por Jack Kirby como o mal no panteão dos novos deuses – sendo o oposto do Pai Celestial Izaya.

Como todo bom personagem da DC, Uxas – nome original do vilão – tem mais de uma origem. Nos Novos 52 sua origem foi alterada e segundo a Enciclopedia da DC, após o Rebirth, não se sabe qual a verdadeira origem de Darkseid, quais são as informações verdadeiras e quais são mitos. Dito isso… Vamos falar das duas versões aqui.

Darkseid é - Origem Novos 52

Origem Pré Novos 52

Há muitos eons atrás, existem seres conhecidos como Antigos deuses – quando sua graça saiu pelo universo, uma raça de novos deuses nasceu os acompanhando. E em dois mundos opostos eles foram separados – Nova Genese e Apokolips, a luz e a escuridão, a paz e a destruição e ambos continuamente estavam em guerra.

Em Apokolopis que nasceu Uxas, filho do rei Yuga Khan e rainha Heggra. Após Yuga Khan ficar preso na Muralha da Fonte, Uxas matou sua mãe e roubou dela o poder do Efeito Ômega. Matou seu irmão Drax e tomou para si o trono do planeta. A partir dai, Uxas começou a ser chamado de Darkseid.

Após muitos anos de guerra, uma estratégia militar foi adotada para que hovesse paz entre os dois planetas – Darkseid entrega seu filho ao líder do outro planeta e vice-versa.

Órion, filho de Darkseid, foi criado em Nova Gênese enquanto Scott Free, filho do Pai Celestial, foi criado em Apokolips.

Origem Novos 52

Diferente da sua antiga origem, Uxas aqui é um ser infererior do mundo dos antigos deuses. Ele é descrente destes deuses e sente muita raiva deles.

Com isso, ele incita uma guerra entre os antigos deuses e aproveita para para assasinar e roubar o poder de cada um deles, assim ele se torna o novo deus conhecido como Darkseid. Em paralelo, seu irmão, faz uma prece a um antigo deus e recebe sua benção, se tornando o Pai Celestial.

E destes evento, Apokolips e Nova Gênese nasceram como planetas opostos.

Equação Anti-Vida

O grande objetivo do Darkseid por trás de suas incursões pela Terra (e no Multiverso), foram atrás da Equação Anti-vida – o seu grande objetivo de poder. Seu conceito é simples: é um poder que pode dominar a vontade de todas as raças sencientes e sapientes.

Jim Starlim, na minissérie Odisséia Cósmica, onde a Equação era uma Entidade Superior e em DComposição, escrito por Tom Taylor, a equação anti-vida é um vírus que se espalha através das telas de aparelhos eletrônicos.

A Equação Anti-vida é algo que merece seu próprio post!

Poderes e Capacidades

Darkseid é um deus, então alguns dos atributos pinos estão presentes.

Porém, seu maior trunfo é o Efeito Ômega, uma forma de energia que ele pode soltar em feixes através de seus olhos, podendo assim matar seus inimigos instantâneamente – caso necessário, ele pode ressucitá-los com o meus poder! Os raios ômega tem a capacidade de viajar em linha reta ou fazer caminhos que não seguem nenhum lei da física que conhecemos.

Já a Sanção Ômega, prende uma pessoa em uma série de realidades alternativas, ao bel prazer de Darkseid.

Além disso, possui varias habilidades mentais e telepáticas de níveis desconhecidos, capacidade de voar, superforça, resistência elevadas, velocidade sobre-humana, pode manipular seu tamanho. Também tem uma inteligência sobre-humana, sendo um grande ciêntista e ótimo estrategista.

Como senhor de Apokolips, ele tem seu exército de Parademônios e as Fúrias Feminias – uma equipe de elite treinada pela Vovó Bondade.

E uma de suas capacidades mais interessantes é que ele não pode ser morto – mesmo desatomizado ou destroçado, ele pode se recompor, como podemos observar em Cavaleiro das Trevas: Criança Dourada.

Darkseid é. E eu com isso?

“Darkseid é”, é uma frase repetida aos montes quando o vilão está presente – seja pelos seus lacaios, seja por outras personagens.

Como uma figura pina, compondo o espectro maligno no panteão dos novos deuses, esta frase traz um significado bastante profundo, apesar de sua simplicidade.

Em Senhor Milagre, Tom King consegue dar uma dimensão maior sobre o que significa essa frase. Darkseid é a negação da vida e a negação de tudo, ele é a destruição encarnada e ele é um deus e através da frase “Darkseid é” todo o poder, o mal e tirania, toda a dor, toda a destruição e seus aspectos pinos estão implícitos. Em um paralelo, nada assimétrico, quando na Bíblia Jesus fala “Eu sou”, “Darkseid é” seria a antítese paradoxalmente provável.

Em Liga da Justiça Odisseia, a lanterna verde Jessica Cruz, tem diálogos bem interessantes com o uso desta frase.

Principais Leituras

Agora que você sabe tudo sobre Darkseid, listamos algumas histórias e arcos importantes:

Quarto Mundo

Este é o principal guarda-chuva de títulos onde Darkseid está presente. Os títulos Povo da Eternidade #1-11 (1971), Novos Deuses #1-11 (1971), Senhor Milagre #1-18 (1971) apresentam Darkseid como o principal antagonista dos heróis.

Liga da Justiça da América #183-185 (1980)

Darkseid tenta destruir a TErra e substituir por sua terra Natal – mas a Liga da Justiça da América, Sociedade da Justiça e os Novos deuses para impedir o caos.

Odisséia Cósmica de Jim Starlin

Nós temos um post falando sobre esta minissérie.

Crise Final

Esta foi tida como a Crise Final, “Final”, quando o mau venceu o bem. Nosso “guia piloto”, fala sobre as crises e explica um pouco mais sobre a Crise Final.

Guerra de Darkseid

Darkseid volta sua atenção para o Antimonitor e os heróis da terra tentam proteger seu planeta contra os efeitos dessa guerra titânica.

Grail, filha de darkseid, estava envolvida nesta guerra entre os dois seres cósmicos.

Darkseid aparentemente tinha sido morto pelo Antimonitor, mas renasceu como filho da Supermulher – do Sindicato do Crime, na Terra-3.

Os Filhos dos deuses – Mulher Maravilha Vol.5 #31-37

Darkseid foi criado por sua filha para ser o flagelo do universo e para poder recuperar seus poderes eles caçam e matam vários filhos de deuses.

Assim ele consegue chegar a idade adulta, mas não a plenitude de seus poderes.

Liga da Justiça Odisseia

Aqui concluí a recuperação dos poderes de Darkseid e vemos o vilão em sua plena forma, com uma formação alternativa da Liga da Justiça – com foco total na galáxia.

— x —
— x —

Leave a Reply