Batman Ano Um

DC Comics

Por cliparelli Em 02/09/2020

[Compartilhe]

Batman Ano Um é uma história escrita por Frank Miller, desenhada por David Mazzuchelli, colorido por Richmond Lewis e com as letras de Todd Klein, publicada em 1987, pela DC Comics, com quatro partes durante as edições #404 a #407 de Batman.

Diferente do Superman ou da Mulher-Maravilha, o Batman tinha origem muito boa, então os editores da DC, decidiram refiná-la, deixá-la mais complexa e profunda. Com o sucesso de Cavaleiro das Trevas e seu trabalho em Demolidor, Miller foi convidado a escrever uma nova história de início para o Homem-Morcego após a Crise nas Infinitas Terras.

Com foco no primeiro ano de atuação do herói, a HQ mostra como Bruce Wayne se desenvolve como Batman e sua relação com o comissário Gordon, Alfred e a própria Cidade de Gotham.

Com o tom noir e detetivesco, esta é a origem definitiva do maior investigador que conhecemos.

Enredo

Depois de doze anos afastado de Gotham, Bruce Wayne volta – agora com vinte e cinco anos, treinado e com uma meta bem definidida: combater o crime em sua cidade natal.  De trem, James Gordon também vem chegando para fazer parte do time do GCPD.

Nas primeiras páginas o grande vilão da trama já se apresenta: a Corrupção. O comissário Loeb  foi acusado pelo promotor Harvey Dent, mas com o desaparecimento de sua testemunha, fica de mãos atadas e as acusações caem.

Em poucas páginas, a história desenha todos os caminhos que precisa seguir, apresentando de maneira prática e realista os personagens principais, seus coadjuvantes e opositores.

Bruce, mesmo tendo as ferramentas e o treinamento certos, não se sente pronto para combater o crime e resolve fazer um teste… Se disfarça para uma missão de reconhecimento. Mas ele estava certo, ainda não estava pronto.

Gordon, recebe um “recado” de alguns encapuzados… Porém ele sabe bem quem é e sabe como responder ao chamado.

Após sua primeira missão não ter sido bem sucedida, Bruce, com dificuldades, volta a mansão e tem uma das mais icônicas diálogos, onde, diante do busto de seu pai tem a revelação de quem deve ser, quem deve se tornar para combater o crime.

Enquanto Bruce se resolve com seu futuro, Gordon se torna um herói para mídia e acumula cada vez mais inimigos na Polícia de Gotham.

Desta vez, por um golpe de sorte, Bruce em sua primeira aventura como Batman, tem sucesso – mas puramente por um golpe de sorte.

Semana após semana, o Batman vem atacando todas as estruturas corruptas de poder na cidade. Em uma determinada noite, ele resolve invadir a casa de Falconi enquanto janta com policiais, políticos e mafiosos, onde faz alerta cada um deles que seu ciclo de abusos com Gotham e seus moradores terminava naquela noite.

Gordon é enquadrado por Loeb para prender Batman. Apesar de tentar criar várias armadilhas para encurralar o Morcegão, foi um erro dele que auxilia em uma tentativa de captura.

Depois de alguns meses, o Homem-Morcego e Gordon começam a se entender. Graças a uma ajuda dele, consegue a peça que faltava para encurralar Loeb. Mas este tem uma carta na manga, que fez o tenente tremer.

E a peça final do quebra-cabeça de origem de Bruce Wayne como Batman, aparece em sua tocaia buscando informações sobre Falconi.

Este é um pequeno resumo, suprimindo muitas informações reveladoras sobre a trama. A ideia deste post é facilitar a sua leitura e não necessariamente revelar todos os detalhes interessantes do enredo! 😛

Como ler?

Esta é uma das histórias essenciais do Batman e a melhor história para começar a ler e conhecer este grande herói – aqui temos um, ainda inexperiente, Bruce Wayne aprendendo a aplicar a sua justiça em Gotham.

No Brasil esta história foi publicada algumas vezes pela editora Abril na série mensal, mas foi compilada em encadernados algumas vezes – pela própria editora Abril, pela Panini e recentemente pela Eaglemoss, na coleção A Lenda do Batman.

Outras histórias importantes do começo de carreira do Batman são: Ano Dois, Shaman e O Longo dia das Bruxas.

Conclusão

Avaliação de Pijama:

A primeira publicação com Pijama Completo, nossas cinco meinhas!

Na minha opinião a melhor história de origem de um herói no período Pós-Crise. Com uma ilustração incrível de D. Mazzuchelli e cores esplendidas, mesmo com mais de trinta anos a HQ envelheceu muito bem. Com um dos melhores roteiros de Miller, ele criou o início e o fim de uma lenda: O Cavaleiro das Trevas.

Com uma breve citação ao Asilo Arkhan e o Coringa, muitos personagens importantes para o universo do Batman aparecem – além de Gordon e Alfred, o promotor Harvey Dent e Selina Kyle são apresentados rapidamente antes de se tornarem quem são.

— x —
— x —

Leave a Reply