Gotham DPGC

DC Comics

Por Rodrigo Cruz Em 10/09/2020

[Compartilhe]

História dividida em 4 encadernados que foram publicados pela Panini. Escrita por Ed Brubaker e Greg Rucka com desenhos de Michael Lark nos volumes 1 a 3, Stefano Gaudiano no volume 3 e Kano no volume 4, foi originalmente publicada entre os anos de 2003 a 2006 e foi vencedora dos prêmios Eisner e Harvey.

Enredo

Gotham DPGC mostra o dia-a-dia dos policiais do Gotham. Seus dramas pessoais, seus conflitos internos, a preocupação com seus entes queridos, a politicagem suja, como lidam com uma cidade caótica, violenta e acima de tudo corrupta. Além claro de certos super vilões e de um vigilante fantasiado de morcego.

Em Gotham DPGC vemos os policiais tentando combater o crime a todo custo sem a ajuda do Batman. Alguns apoiam a ajuda do morcego, outros encaram isso como uma incapacidade da polícia de combater o crime, especialmente quando estamos falando de vilões de porte como Coringa, Sr. Frio, Duas-Caras, etc.

Aqui os policiais são os protagonistas e não o Batman, que é apenas um coadjuvante, mas suas aparições, rápidas, porém encaixadas com precisão pelos roteiristas, são a cereja do bolo e realmente mostram que os policiais de Gotham não estão prontos para tudo.

Outros personagens importantes também fazem uma rápida aparição, como Batgirl, Robin, Shazam e também os Titãs.

E por falar de história, destaque para o arco Alvos Fáceis, com uma narrativa tensa e brilhante, onde o palhaço do crime, quase não aparece, toca o caos em Gotham com uma série de assassinatos e criando uma corrida contra o tempo para os policiais, e o próprio Batman, de descobrirem qual será a próxima vitima. E também para o Arco Robin Morto, uma história de mistério, com um clima investigativo, onde um Robin aparece morto em Gotham. Enquanto a polícia e o Batman investigam o crime, outro Robin aparece assassinado!

Como ler?

Se você tem algum conhecimento sobre o Batman e sua galeria de vilões, não precisa ler nada antes. Apenas sente no seu sofá confortavelmente e prepare-se para “maratonar” esses encadernados.

Agora se você conhece muito pouco, ou quase nada, sugiro ler Ano Um (que já foi resenhado aqui), Ano Dois, Shaman e O Longo Dia das Bruxas.

Outra sugestão de leitura é Terra de Ninguém, que é uma história que se passa antes de Gotham DPGC, mas ela não tem ligação direta, é apenas para você se situar na cronologia, além de ser uma história muito boa!

Conclusão

Avaliação de Pijama:

Todas as histórias desses encadernados são um belo thriller policial, que prende o fôlego e digno de filmes de Hollywood.

Destaque, além do incrível roteiro, para os traços de Michael Lark, que ilustrou com maestria. A maneira como ele trabalha luz e sombras, além das expressões faciais e dos enquadramentos, merecem um prêmio a parte só para ele. Seus traços lembram muito o de David Mazzucchelli em Batman Ano Um, o que se encaixa perfeitamente com uma história adulta e mais “pé no chão”.

— x —
— x —

Leave a Reply