Introdução a Cavaleiro das Trevas de Frank Miller

DC Comics

Por cliparelli Em 29/09/2020

[Compartilhe]

Sábado passado (19/Set/2020), aproveitamos o #BatmanDay para falar um pouco sobre o Cavaleiro das Trevas de Frank Miller.

Nossos editores, @cliparelli e @rodrigop_cruz, fizeram uma live contando um pouco sobre este mundo incrível e cheia de controvérsias criado pela lenda viva dos quadrinhos Frank Miller.

Este é o primeiro post (de três) sobre esta grande obra – iremos falar sobre os cinco títulos principais da obra, as outras serão (talves) em outro momento.

Antes de mais nada…

Quem é Frank Miller?

Frank é um quadrinista americano, nascido em 1957, em Maryland.

Recomendado por Neal Adams, sua primeira obra publicada foi pela Gold Key, na revista Twilight Zone #84 em 1978, fazendo a arte para a história Royal Feast. Após esta entrada no mercado dos quadrinhos, fez alguns trabalhos menores para Marvel e DC.

Miller & Matt

Em 79, após fazer a arte para uma história do Cabeça de Teia onde o Demolidor aparacia como coadjuvante. Depois disso se ofereceu para assumir o herói e a partir do número 158 se tornou desenhista regular de Matt Murdock. Gradualmente começou a colaborar com os roteiros e dez edições depois já assumiu integralmente o roteiro – neste número também ele introduz Elektra como sua vilã e também amante.

Responsável por uma grande fase no Homem sem Medo, este quadrinho foi considerado a melhor publicação da Marvel. Em 1986, com a parceria de Mazzuchelli, lançou A queda de Murdock – um grande clássico do Demolidor.

Em 1983 produziu uma minissérie, também bastante importante para sua história, chamada Ronin.

Miller & Bruce

Depois de grandes trabalhos lançados, Miller foi convidado para escrever uma história do Batman. Foi neste momento, que ele levou Bruce Wayner para um passeio que ele nunca imaginou – passados dez anos que Bruce pendurou o capuz do morcego, Gotham cada vez mais está se afundando cada vez mais no caos e ele sabe o que tem que fazer.

Cavaleiro(s) das Trevas e seu Universo Próprio

Apesar do grande sucesso da história, a DC não sabia com encaixar exatamente ela na linha cronológica do Batman, então foi decidido que ela se passaria em um universo paralelo. Com o passar dos anos, o guarda-chuva do cavaleiro das trevas ganhou mais histórias e o então dito “Millerverse” nasceu.

Este universo conta com as seguintes publicações (já em ordem cronológica):

  • Batman Ano Um;
  • Superman Ano Um;
  • Grandes Astros Batman & Robin;
  • Spawn: Batman;
  • Cavaleiro das Trevas – A Última Cruzada;
  • Cavaleiro das Trevas;
  • Cavaleiro das Trevas 2;
  • Cavaleiro das Trevas 3 – Raça Superior;
  • Cavaleiro das Trevas – Criança Dourada.

 


Este é o primeiro post sobre Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. Para não ficar uma leitura GIGANTE, dividi este post em três partes:

— x —
— x —

Leave a Reply