Minha História com Star Wars

Cinema

Por Rodrigo Cruz Em 12/11/2020

[Compartilhe]

— Alerta de Spoiler —
Esse texto é a opinião do autor, não expressando a totalidade da equipe do HQ de Pijama!

Bem, já vou começar esse texto entregando a idade… Eu assisti Império Contra Ataca quando passou pela primeira vez no Brasil nos anos 80 rsrsrs
Eu devia ter uns 6 ou 7 anos, e dos poucos flashes que me lembro, são do Luke em Dogobah com Mestre Yoda…

Minha história com Star Wars

O primeiro filme de Star Wars que assisti, e me lembro de tudo, rsrsrs, foi o Retorno de Jedi. Meu pai tinha alugado a fita na locadora num fim de semana (sim, eu disse que estava entregando a idade) e me chamou para assistir… Fiquei simplesmente alucinado! Logo em seguida vi os outros dois filmes, e posso dizer que o fato de já saber que Darth Vader era pai do Luke, não tirou em nada o brilho da história… Star Wars é a trilogia que define minha infância / adolescência. Toda aquela mitologia da Força, Jedis, perseguições de naves espaciais, lutas de sabre de luz… Passava horas tentando desenhar as naves do império, os cruzadores, destróieres, X-Wings… ficava uma porcaria, mas me divertia! Era uma história tão incrível que posso dizer com certeza que vi cada filme umas 20 vezes e até hoje quando vejo, eu fico grudado na tela…

O que eu ficava sempre encucado era porque diabos o primeiro filme era Episódio 4! Eu falava, cadê os primeiros??? Onde está o começo de tudo??? Tinha uma lenda de que George Lucas havia escrito um livro com a história completa, mas ele tinha resolvido filmar somente os 3 últimos episódios, pois era o arco mais importante. E como eu procurei esse livro!!! Nunca achei! Hahaha… Eis então que no meio dos anos 90, George Lucas disse que faria os episódios 1,2 e 3. Cara, quando fiquei sabendo, fiquei numa empolgação igual criança esperando o Papai Noel! Mas infelizmente a decepção foi grande… 3 episódios com um roteiro fraco, contraditório com a trilogia clássica, personagens vazios e uma preocupação excessiva e desnecessária com efeitos visuais. Mesmo com atores do calibre de Samuel L. Jackson, Christofer Lee e Ewan McGregor, essa trilogia, pra mim, não pegou. E olha que tenho os DVDs e já assisti várias vezes para ver se eu conseguia aceitar isso como cânone de Star Wars. Coisas mal explicadas, por exemplo, como Papatine enganou todos os Jedis por tanto tempo? Nem mesmo o mestre Yoda não sentiu sua presença? Como Obi Wan ficou sabendo que Anakin havia se transformado no Vader? Não concordo com teorias que falam, que ele percebeu pela Força… Eu quero que o filme explique isso, eu não teorias fictícias que correm pela internet. Anakin, nunca me pareceu alguém com tendência sérias para o Lado Negro, pra mim ele precisava mais de um psicólogo do que de um mestre Jedi. Ele se comporta a saga toda como um aborrecente! Outra coisa, Yoda perde a luta para Palpatine e só por isso ele resolve se esconder em Dogobah??? Ou seja ele deixa o Império tomar conta de tudo porque não quer uma revanche? E os rebeldes como ficam sem um mestre Jedi do calibre de Yoda para ajudá-los??? E outra coisa, só temos 5 minutos de Vader no Ep.3? Poxa, não seria mais legal, vermos o Darth Vader com mais tempo de tela, cheio de fúria, destruindo o templo Jedi e se revelando para Obi Wan como o aprendiz, o escolhido que se voltou para o Lado Negro? Imagina a decepção que seria para todos os Jedis?
Acho também que a direção de George Lucas contribuiu para o fracasso dessa trilogia. Ele escreveu e filmou como se tivesse ainda nos anos 80, ou seja, com aquela ingenuidade e inocência, que não condizia mais com o cinema…

Outro rumor que existia, e ele começou durante os anos 90, era que na verdade a Star Wars teriam 9 episódios… Mas Lucas nunca admitiu isso em palavras literais… Mas tem uma entrevista que saiu nas fitas VHS quando Star Wars completou 20 anos (eu ainda tenho elas e posso provar rsrsrs), onde ele dizia que havia escrito a história em 3 partes e havia filmado apenas 1/3 da história (essa entrevista foi feita antes dele filmar o Ep1)… ou seja, ele lá atrás já tinha planejado que Star Wars teria 9 episódios!

Na segunda década dos anos 2000, a Disney compra a Lucas Film e anuncia os episódios 7,8 e 9 com a produção de JJ Abrams, que havia feito um excelente trabalho revivendo a franquia de Stra Trek e se dizia um fã de Star Wars. Eu pensei, bom acho que agora vai né? Ainda mais com a volta de Luke, Leia, Han Solo e cia. Confesso que fiquei muito empolgado, mas com um pé atrás. Acho que era Força tentando me avisar de alguma coisa… E ela estava certa… Outra trilogia fraca, onde cada episódio é um remake pobre dos episódios da trilogia clássica, com direito até a um projeto de Darth Vader! Se você prestar atenção, o Ep7 é uma cópia do Ep4, o Ep9 é uma cópia do Ep6… acho q só Ep8 que foge um pouco, mas tem muita coisa de Império Contra Ataca, especialmente o fato de Rey procurar Luke para treiná-la, assim como Luke fez com Yoda… e ambos estavam isolados em planetas remotos… Na minha opinião, a Disney foi covarde, poderia ter usados os personagens clássicos de outra forma… Até mesmo George Lucas não gostou do resultado! Infelizmente Lucas e a Disney não souberam criar mais histórias boas para a saga dos Skywalkers.

Mas nem tudo está perdido, meu jovem Padawan! A Disney, nos presenteou com o excelente Rogue One! A história conta como os rebeldes conseguiram pegar os planos da primeira Estrela da Morte. Um filme que vai nas raízes de Star Wars, inclusive nos efeitos visuais, trazendo de volta aqueles computadores toscos, naves cheias de botões que parecem que foram feitas com peças de um terminal de energia de uma hidroelétrica… Totalmente retrô. E aqui sim temos um Vader com sangue nos olhos e que esmaga os rebeldes como se fosse insetos! Isso é Star Wars! Direção e roteiro incríveis, uma história que te prende e que tem personagens carismáticos.

Rogue One - Minha história com Star Wars

Além de Rogue One, temos duas séries animadas que também fazem jus a Star Wars. São elas Clone Wars e Rebels. Apesar de serem desenhos animados (nada contra, eu adoro! Já vi várias animações da DC e são muito legais!), elas valem muito a pena de assistir, especialmente Rebels, que se passa entre os episódios 4 até o 6. Rebels fala muito da Força, explica muito da mitologia Jedi e Sith… temos a presença de Vader em vários episódios, do imperador, Leia, inclusive Darth Maul que foi muito mal aproveitado no Ep1. E além disso, temos a introdução de novos personagens incríveis (inclusive novos Jedis), com o mesmo carisma e a sintonia que vemos entre Luke, Leia e Han Solo. É um prato cheio para os fãs da saga.

Clone Wars é bem legal também, se passa após o Ep2 e vai até o começo do Ep3. Aqui vemos com mais detalhes o plano de Palpatine em dar o golpe na República e vemos também um pouco mais das tendências (convincentes) de Anakin para o Lado Negro. Além disso, conhecemos uma personagem que caiu nas graças do público e que muitos esperaram que ela aparecesse em algum momento na última trilogia. Estou falando de Ahsoka Tano, a aprendiz de Anakin. Talvez a primeira Jedi a usar o sabre de luz duplo. Com uma personalidade forte e questionadora, ela conquistou seu espaço no universo Star Wars, assim como Arlequina fez em Batman. Tanto é que ela também participa de vários episódios de Rebels! E aqui ela está melhor do que em Clone Wars…

Mas nem tudo são flores nos spin offs de Star Wars… Temos, o questionável Han Solo. Um filme que você vai ver já sabendo a história, pois o próprio Han a conta durante a trilogia clássica, hahaha. Não estou dizendo que o filme é uma bomba, vale a pena ver sim, mas não espere muito dele. Talvez fosse mais legal, se a Disney tivesse feito um filme sobre caçadores de recompensa e o Han Solo estivesse no meio… Ver a briga entre ele e Bobba Fett… O filme poderia até terminar com Han e Chewie na cantina de Mos Eisley em Tatooine, assim como Rogue One termina no começo do Ep4, hahaha. Devido a fraca bilheteria desse filme, a Disney resolveu dar um tempo nos filmes spin offs da saga e focar nas séries.

Série Mandaloriano - Minha história com Star Wars

E falando em séries, não poderia terminar esse texto sem falar do maravilhoso The Mandalorian! PQP que série incrível! Confesso que não dava nada para essa série… Como Rogue One, é Star Wars roots, na veia! Tanto é que até os efeitos visuais procuram imitar os da trilogia clássica. Aquelas sobreposições de imagem que você percebe na hora que é uma montagem, hahaha. Claro que tem efeitos muito bem feitos, mas esse resgate nostálgico é meio que a cereja do bolo pra mim, no quesito efeitos especiais. Aliás Star Wars é isso, tecnologia meio sucateada e nada de telas de LED ou projeções estilo Tony Stark, como George Lucas quis fazer na segunda trilogia e que destoou muito. A história é excelente, um faroeste especial, onde até a trilha sonora lembra os filmes desse estilo. Nessa série conhecemos um pouco mais sobre o Mandalorianos, que foi pouquíssimo explorado nos filmes, mas que teve um destaque bem grande em Rebels, temos a introdução do misterioso Baby Yoda e de outros personagens bem legais. A história se passa 6 anos após a queda do Império,(ah, se você não viu a série ainda, cuidado, spoilers!) Mando, como é chamado na série, pois nem sabemos o seu nome e nem seu rosto, viaja pela galáxia fazendo trabalhos como mercenário, até que em um desses trabalhos ele se depara com o Baby Yoda e, após certos acontecimentos, faz de tudo para protegê-lo. A série vai mostrando aos poucos o que está acontecendo na galáxia após a morte do Imperador e de Vader, ainda há aqueles que querem ver o Império se reerguer, temos Stormtroopers que viraram mercenários e ex-rebeldes que também seguem o mesmo caminho. A série é um retorno a Star Wars dos anos 80, com 8 episódios de mais ou menos 40 minutos cada, The Mandalorian é um tiro certeiro da Disney no universo Star Wars. Criação de Jon Favreau (Homem de Ferro) e Dave Filoni, que tb criou Rebels, esses sim fãs roots de Star Wars, a segunda temporada promete, ainda mais com a confirmação de que teremos Ahsoka Tano na série! Sim, a Disney está trazendo finalmente a personagem em carne e osso. Quem vai interpretá-la é a atriz Rosário Dawson, que participou de Demolidor, Luke Cage, Os Defensores, MIB 2 e emprestou sua voz para Mulher Maravilha nas animações da DC. Será que The Mandalorian vai ter ligação com a história de Rebels? Ansioso pela segunda temporada e também para a série do Obi Wan, com o próprio Ewan McGregor, que a Disney prometeu.

Que a Força esteja com as próximas produções de Star Wars e com todos vocês!

— x —
— x —

Leave a Reply