Prelúdios & Noturnos – Sandman

Vertigo

Por cliparelli Em 17/03/2021

[Compartilhe]

Intro

Com a revelação do casting dos atores da série de Sandman produzida pela Netflix, podemos tentar encaixar o que pode acontecer na série com os quadrinhos.

Pela descrição dos personagens podemos perceber que será bem no início da publicação.

Prelúdios & Noturnos é o primeiro arco desta incrível história. Escrito pelo gênio Neil Gaiman conta com uma equipe parruda de artistas – Sam Keith, Mike Dringenberg e Malcon Jones III na arte, Daniel Vozzo nas cores, Todd Klein nas letras e conta com as capas incríveis de Dave McKein.

Publicado pela DC sob o selo Vertigo originalmente em 1989 e já teve publicações por várias editoras no Brasil.

Atualmente a coleção comemorativa de 30 anos traz uma opção econômica para quem quer essa obra prima e sua estante.

Este primeiro arco tem o objetivo de apresentar o personagem principal desta trama e também de elementos peculiares a ele – o Sandman, mestre e soberano do reino do Sonhar, também chamado de Morpheus ou simplesmente Sonho.

Ele é um dos perpétuos, ou Sem Fim, que personificam aspectos da vida e existem desde antes do início de tudo. São tidos como mais antigos que os próprios deuses e sua presença não é limitado à Terra e a um universo, se espalhando por todo o Multiverso.

Prelúdios & Noturnos - Sandman - Capa Edição 01

Enredo

Esta história se passa durante as oito primeiras edições de Sandman (vol. 2) e pode ser dividido em três grandes atos:

  1. Prisão e Libertação do Sonho;
  2. Recuperação de seus objetos de poder;
  3. Luta contra o “grande” vilão

O tom da história é bem mais sombrio que o normal para uma história de herói, sendo a linha adotada pelo autor para estes primeiros episódios. Mas ainda assim, cada um deles tem suas próprias nuances e detalhes.

Tudo começa em 1916, em um casarão na Inglaterra com um curador ingênuo e o um charlatão metido a besta, confiante o bastante para tentar aprisionar a Morte. Com todas as peças de seu quebra-cabeça mágico, Roderick Burgess executa o ritual… Porém ele tem uma surpresa!

Não foi a Morte que foi aprisionada e sim o Sonho. Fraco e deposto de seus instrumentos de poder e é aprisionado facilmente por Burgess em uma redoma de vidro e um círculo de areia. Enquanto ele está preso, a humanidade tem seus sonhos prejudicados – sendo que alguns entraram em um eterno dormir.

Sandman é paciente e espera por um erro de seus captores e quando o círculo mágico é rompido, ele consegue escapar.

Após sair de sua prisão, volta a seu Reino para descobrir que esta caindo aos pedaços devido a sua longa ausência. Com seus objetos de poder perdidos ele parte em uma empreitada para recupera-los. Em uma breve consulta a Hécate ele descobre que sua algibeira depois de muito rodar foi parar nas mãos de Constantine, seu elmo está em posse de um demônio e, por fim, seu rubi está em posse da Liga da Justiça Internacional.

Recuperar a Algibeira, foi bem simples – em uma breve aventura com Constantine, ela é recuperada. Já o elmo é outra história…

Com um pouco do poder que ele recuperou com sua algibeira, ele vai até o inferno, desafia o demônio e consegue recuperar – sendo que seu guia é ninguém menos que Etrigan. O desafio com o demônio é um ponto bem alto deste arco! Vale a pena ser lido com calma e atenção.

Agora já com parte do seu equipamento completo, Sandman busca o auxílio da LJI para recuperar seu rubi. O Sonho se apresenta como um deus de sua terra natal ao Caçador de Marte e assim precisa de mais investigações para alcançar seu último objeto de poder.

Ele descobre que está em posse de Johnny Dee, que tentou ser um herói que utilizava o rubi para fazer justiça de seu próprio modo, mas seu fim foi o Arkhan. Sandman o encontra e após uma grande luta, o rubi acaba destruído e descobrimos que Morpheus depositou muito de sua essência nestes objetos – sendo este um dos motivos de sua fraqueza após sair do cativeiro.

O Perpétuo após sua aventura para recuperar seu poder, continua a restaurar seu reino, mas ainda sim, sente-se deprimido, seu um propósito e missão. Sua irmã, Morte, em uma edição incrível, o faz enxergar que seu propósito existe e muito grande… Assim encerrando esta grandiosa estréia.

Prelúdios & Noturnos - Sandman - Morpheus soprando sobre seus inimigos

Como ler Sandman – Prelúdios & Noturnos?

Existem várias edições de Sandman pelo mundo, mas estas primeiras oito edições estão compiladas na coleção comemorativa de 30 anos. É relativamente fácil de encontrar e com um preço que cabe no bolso!

Avaliação

Roteiro 9/10

Uma história incrível escrita por um gênio. O que mais falar? A reimaginação de um antigo herói se tornou algo único e poderoso que perdura até os dias tendo milhares de desdobramentos por todo universo DC. Este é um prelúdio do que haveria de vir, tem um tom muito mais sombrio que dos os próximos episódios.

Apesar de ser uma história muito bem escrita, ainda não é o ponto mais alto deste título.

Arte & Cores 8/10

É uma opinião totalmente pessoal aqui… Não estou tão acostumado com este traço, mas a arte é muito bonita – principalmente os detalhes. As cores dão o tom certo para a trama! Mas ainda assim, não é o meu tipo de preferido de ilustração.

Mas ainda assim, a qualidade da arte é excepcional – principalmente a arte das novas capas. Nem todas as capas originais me agradam, mas McKein é realmente um gênio e seu trabalho é primoroso.

Nota Final 9/10

É o ponto inicial de uma dos melhores e maiores quadrinhos já escritos. É muito bom e é necessário ser lido por qualquer admirador da nona arte.

— x —
— x —

Leave a Reply