Lanterna Verde – Hal Jordan: Procurado

DC Comics

Por cliparelli Em 20/08/2020

[Compartilhe]

— Alerta de Spoiler —
Este post revela detalhes da trama e enredo da publicação em destaque!

Acabei de ler Lanterna Verde – Hal Jordan: Procurado, pois faz parte da leitura pré Guerra dos Anéis – alguns lugares indicam ler Lanterna Verde: Renascimento outros Hal Jordan: Procurado… eu fui pelo que eu tinha!

Esta Graphic Novel do LV é uma compilação de duas histórias, Procurado: Hal Jordan e O Mistério das Safira-Estrela, sendo que ambas foram escritas pelo Geoff Johns, mas a primeira desenhada por Ivan Reis e a segunda por Daniel Acuña – gosto muito do desenho dos dois.

Foi publicada pela DC originalmente, entre Setembro/2006 e Julho/2007, nas edições 14 a 20. No Brasil, foi lançado pela Panini na coleção DC Deluxe; saiu também pela Eaglemoss na coleção de Graphic Novels da DC; e saiu na publicação da Liga da Justiça em 2007 entre os fascículos 58 e 67.

Sua sinopse é simples – Hal Jordan não conhece fronteiras para combater o mal e em uma dessas batalhas invadiu espaço internacional que não deveria. Encrencado, precisa dar um jeito de limpar sua barra, mesmo com inimigos antigos e rostos esquecidos se aliam para derrubá-lo.

Enredo

Pelo nome da publicação já dá para imaginar que Hal Jordan, o mais conhecido dos Lanternas Verdes, esteja bem bastante complicado!

O primeiro arco começa mostrando Hal junto a seus amigos da aeronáutica, Vaqueira e Rocket-man, presos e como conseguiram escapar de uma prisão, após seus aviões serem abatidos – pois, apesar de ser um Lanterna Verde, Hal Jordan não estava com seu anel de poder.

Após uma tentativa falha de se vingar, a Vaqueira é novamente capturada, mas desta o personagem principal sai em seu resgate munido da arma mais poderosa do universo. Porém, ao fazer isso, ele invade território russo e os Guardiões Globais tratam isso como uma invasão e mais uma luta sem sentido começa.

Após alguns instantes de batalha, o herói esmeralda, da conta que algo está errado e detecta klarmarianos, uma raça de Saturno conhecida como Caçadores Sem Rosto, controlando os Guardiões Globais e a verdadeira ameaça aparece (sem spoilers desta vez).

Em paralelo a Estrela Safira se manifesta novamente, a Vaqueira consegue se livrar de seus raptores e em Qward, vemos anéis amarelos sendo fabricados. E para alívio de Hal Jordan, a Liga da Justiça vem em seu socorro – e em socorro dos Guardiões Globais.

Esta primeira trama fecha quando o verdadeiro inimigo de Hal se manifesta – muitas reviravoltas acontecem durante esta conclusão e este inimigo se torna uma pessoa importante durante os eventos da Guerra dos Anéis – onde a Tropa Sinestro se levanta contra os Guardiões da Galáxia.

O segundo arco enfoca na história de amor entre a Safira Estrela e o Lanterna Verde – que coloca Hal Jordan, Carol Farris, uma antiga ex-namorada, que aparentemente está casada, e Jillian Pearlman, a Vaqueira.

Carol Ferris dominada pela Safira Estrela, vai em busca de seu amado, porém o caos se instala quando a Safira Estrela percebe que Hal nutre sentimentos pela Vaqueira – então decide tomar uma nova hospedeira.

Carol (agora com uma vestimenta improvisada de Lanterna Verde) e Hal se juntam para atacar a Vaqueria-Safira-Estrela. Paralelo à luta, temos uma breve história de como surgiu a Safira Estrela.

Uma tribo de mulheres de Oa, foi tocada pelo amor, porém os Guardiões abandonaram os sentimentos e voluntariamente deixaram sua terra natal, buscando o amor.

No setor 1416, encontraram um planeta chamado Zamaron, que guardava uma pedra que emanava luz violeta. Em alguns dias, conseguiram despertar a Safira Estrela e elas buscaram na terra uma rainha – Carol Farris.

As próprias zamaronas vem em auxílio da Safira, mas Hal se livra de (todas) suas atacantes com uma destreza que só ele (e o Arqueiro Verde) tem.

No fim desta história, temos uma página dupla muito bonita, mostrando sete pedestais portando as luzes que já se manifestaram do espectro emocional – Força de Vontade, Amor e Medo.

Neste segundo arco, alguns Contos da Tropa Sinestro são contados, como preparação para algo maior.

Como ler?

Em ordem cronológica da história (e não das publicações), este é o quarto arco de histórias do Lanterna Verde sendo escrito por Johns.

Ler a edição #13, que não compõe este encadernado, ajuda um pouco a entender em que “pé está” a história pode enriquecer sua experiência

Ter conhecimento prévio de quem é Sinestro (e sua tropa) ou quem é a Safira Estrela é interessante, mas nesta Graphic Novel conceitos importantes são explicados a respeito dos dois personagens e um pouco de sua relação com o protagonista. Na edição da Eaglemoss, eles trazem a edição #16 do Lanterna Verde que saiu em 1962, trazendo a primeira aparição de Carol Ferris como Safira Estrela.

Apesar de não precisar de conhecimentos prévios, não é uma história de início. Não seria o melhor momento para entrar de cabeça na mitologia criada por Johns para o Lanterna Verde. Minha recomendação seria começar por Renascimento (#1 ao #6) ou Origem Secreta (#9 ao #15).

Desta vez, ler o encadernado não vai ser tão complicado!

Conclusão

Avaliação de Pijama:  

Os desenhos do Ivan Reis e do Daniel Acuña são muito bons e isso é um ponto bem alto desta publicação.

A história é simples e fácil de acompanhar. Mesmo sendo simples, não é uma história pobre, mostrando conceitos importantes do universo do Lanterna Verde de Johns, fazendo referência a guerra que está por vir.

É uma ótima introdução para a Guerra dos Anéis, que se inicia logo na edição #21 da revista, e uma ótima aventura de Hal Jordan.

— x —
— x —

Leave a Reply