Odisseia Cósmica

DC Comics

Por cliparelli Em 04/11/2020

[Compartilhe]

Intro

— Alerta de Spoiler —
Este post tem conteúdo a respeito de todo enredo de Odisseia Cósmica!

Odisseia Cósmica foi uma minissérie publicada originalmente pela DC entre 1988 e 1989, escrita por Jim Starlin (nada mais, nada menos, que o criador do Thanos), desenhado por Mike Mignola (o criador de Hellboy), arte-final de Carlos Garzón e cores Steve Oliff (Batman Veneno).

Com esta equipe sensacional, um épico cósmico foi definido e que perdura até os dias de hoje como uma das maiores histórias cósmicas já publicadas pela DC. Com efeito duradouro e uma trama incrível é a adição perfeita para a estante de todos os colecionadores de quadrinhos.

Enredo

Tudo começa com uma tentativa de invasão de Darkseid na terra – que é rapidamente repelida por Superman e Mektron, de Nova Gênese.

Mesmo que sua tentativa tenha falhado, o Tirano, ainda estava de olho em Metron, que investigava a equação anti-vida e voltou catatônico de uma de suas viagens por conhecimento. Aproveitando o estado de seu portador, o vilão se apodera da poltrona Mobius para estudá-la e absorver o conhecimento obtido através dela.

Em paralelo, Batman estava investigando alguns assassinatos recentes de Gotham, quando se depara com um dos soldados de Apokolips e em uma luta rápida, o Cruzado Encapuzado dá conta dele.

O Pai Celestial solicita a presença de alguns heróis através de Lonar: Superman, Batman, Caçador de Marte, Estelar, Lanterna Verde e o Sr. Blood – o assunto era bastante urgente e o portador é o próprio Darkseid. Estamos falando da própria equação anti-vida, pelos estudos da cadeira Mobius, o vilão, mesmo em paz, entendeu que a Anti-vida não é simplesmente um conceito, é uma entidade viva. E precisava dos heróis para entender melhor o que houve.

Metron sabia dos perigos da anti-vida, ele foi além e chegou até onde estava a entidade da Anti-vida. Com isso, a entidade mandou quatro espectros dela mesma, espalhada por quatro planetas-chave. Com isso é possível destruir toda a criação. Darkseid criou ferramentas para poder capturar estes espectros e os heróis foram divididos em duplas para domar os espectros – lembrando que se duas duplas falharem, todo o sistema poderá ser destruído.

Órion e Superman foram para Thanaghar; Estelar e Magtron vão para Rann; Batman e Forrageador vão para Terra; e por fim Caçador de Marte e John Stewart vão para Xanshi.

Batman fica desconfiado de que Darkseid possa aprontar alguma e contata um velho amigo como plano de contingência.

Jason Blood e Etrigan se unem mais uma vez para poder ser uma segunda barreira de proteção contra a Anti-vida.

As quatro equipes tem resultados diferentes:

  • Em Thanagar, Superman encontra a bomba do juízo final e consegue capturar o espectro da Anti-vida – mas Órion matou a todos, seguindo os seus instintos de guerra;
  • Estelar e Magtron, encontram Adam Strange, e já encontram a Bomba – mesmo que o Espectro Anti-vida tenha preparado um protetor, Estelar se livra dele e inutiliza a Bomba;
  • Em Xanshi, o povo está sendo consumido por um tipo de epidemia, mas com seu anel, John cria uma cura sintética para eles e fica muito orgulhoso com isso. Eles encontram a Bomba e o Lanterna Verde acreditou que poderia deter a Anti-vida sozinho. As consequências destes eventos são vistas até hoje na cronologia da DC;
  • Batman e Forrageador, conseguem resolver os problemas – mesmo que batalhas muito forem complicadas.

Darkseid e Etrigan invadem a dimensão da Anti-Vida – e o objetivo do Tirano tenta dominá-la. Porém, a entidade é muito mais forte para a dupla. Eles são salvos por Senhor Destino.

Os três ligados misticamente ao Pai Celestial e também Órion, através do Senhor Destino, para destruir aquela dimensão.

Como ler?

Por ser uma minisserie, Odisseia Cósmica, é uma história fechada que se passa dentro da cronologia padrão da DC. Os eventos que aconteceram nesta história impactam os seus heróis até hoje – vemos referências a Xanshi na mitologia do Lanterna Verde John Stewart em histórias do Renascimento e inspirando outras como o arco Liga da Justiça – Sem Justiça.

Conhecer um pouco sobre as criações de Kirby pode ajudar muito – o Quarto Mundo, os Novos Deuses, Darkseid e também do Demônio Etrigan.

De leitura fácil e fluída, apresenta e amplia muito bem os conceitos de Kirby para a Anti-vida, além de ser uma incrível saga cósmica.

Conclusão

Avaliação de Pijama:

Odisseia Cósmica é um conto galático que conta com uma equipe criativa incrível e de genialidade ímpar – o roteiro e arte caminham juntas e sempre com uma qualidade impecável.

Uma graphic novel surpreendente que deve ser lida por qualquer pessoa que gosta de ficção científica, histórias sobre o cosmos ou heróis! As relações humanas presentes nas páginas são densas e importantes para trama e história dos personagens com o passar dos anos e reboots.

— x —
— x —

Leave a Reply